Carregando..

Pesquisa alfabética por autores

/fileuploads/LISTA DE AUTORES/_gruponarrativa_machadodeassis.jpg

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro a 21 de Junho de 1839 e faleceu na mesma cidade, a 29 de setembro de 1908. Foi jornalista, contista, cronista, romancista, poeta, dramaturgo e crítico literário. Foi membro da Academia Brasileira de Letras, tendo chegado a presidente da mesma, cargo que ocupou durante dez anos. É considerado o primeiro autor do Realismo no Brasil, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas em 1881. Em vida, alcançou alguma fama e prestígio no seu país, embora não a tivesse atingido no estrangeiro. Contudo, hoje em dia, é considerado um dos grandes génios da história da literatura, ao lado de autores como Dante, Shakespeare e Camões.
/fileuploads/LISTA DE AUTORES/_foto eng. manuel fialho PB.jpg

Manuel Fialho

MANUEL MARIANO RIBEIRO FIALHO nasceu em Moura, a 25 de Setembro de 1942. Licenciado em engenharia mecânica, exerceu vários cargos de gestão, por mais de quatro décadas, em Portugal e no estrangeiro. Actualmente, vive aposentado na sua aldeia no Alentejo, Safara. O seu longo percurso profissional, antecedido pela vivência na guerra colonial na Guiné – que o motivou a escrever o romance Além do Bojador, com que se estreou na ficção – inclui mais de uma década no Brasil, de onde também operou para países da África Ocidental. O período brasileiro e ainda o africano, na diáspora pós-revolução, determinaram-no a escrever um segundo romance, O Malinké. Entardecer nos Rios da Guiné reencontra alguns dos personagens destes romances. Manuel Fialho iniciou-se na edição em 2004 com Reabilitando o Gerúndio, extenso trabalho de gestão empresarial, de criteriosa análise económica, financeira e sociocultural, um reconhecido contributo para desenvolver as capacidades de gestão do sector agro-industrial do Alentejo.
/fileuploads/LISTA DE AUTORES/_tim.php.jpg

Maria Ana de Carvalho Ameixa

MARIA ANA DE CARVALHO AMEIXA nasceu em Ferreira do Alentejo, em 1968. É licenciada em Biologia pela Universidade de Coimbra. Tem vários romances publicados, tais como: Do Profano ao Sagrado (vol. I e Vol.II – 2011/2012), Antíteses (2015), Stories do Alentejo (Livro de contos em co-autoria), entre muitos outros. Escreveu várias peças para teatro, algumas das quais para teatro de rua e programas de rádio. Escreveu uma radionovela. É membro da ASSESTA.
/fileuploads/LISTA DE AUTORES/_gruponarrativa_michaelmorpurgo.JPG

Michael Morpurgo

Michael Morpurgo é um dos mais aclamados escritores Britânicos de literatura infantil/juvenil. Escreveu cerca de 100 livros e ganhou vários prémios, incluindo o Smarties Prize, o Whitbread Award e o Blue Peter Book Award. Entre os seus bestsellers, estão incluídas as obras Prometo Ouvir a Lua (Simon's Books), A Medal for Leroy, Little Manfred e Shadow e foi finalista do prémio Costa Children's Book Award. O seu romance, Cavalo de Guerra (Suma de Letras), foi adaptado como peça de teatro no West End e na Broadway e para cinema por Steven Spielberg. Michael foi premiado pela Children's Laureate (2003-2005). Sendo também cofundador, juntamente com a sua esposa Clare, da instituição de caridade Farms for City Children.

/fileuploads/LISTA DE AUTORES/_gruponarrativa_michaelneiberg.jpg

Michael S. Neiberg

Michael S. Neiberg é professor de História na Universidade do Mississipi do Sul e autor de A Dança das Fúrias - A Europa e a Eclosão da Primeira Guerra Mundial (Publicações A Ferro e Aço, 2014) e de Fighting the Great War: A Global History, entre outras obras.