Carregando..

Pesquisa alfabética por autores

/fileuploads/LISTA DE AUTORES/_gruponarrativa_joelmciver.jpg

Joel McIver

Joel McIver é o autor de rock/metal britânico mais prolífico do Reino Unido com mais de 25 obras publicadas até à data. Além de escrever, contribui também para revistas de música e filmes, tais como Metal Hammer, Classic Rock, Drummer e Record Collector. É também o editor da revista especializada Bass Guitar Magazine. Para além de Justice For All: A Verdade Sobre os Metallica (Publicações A Ferro e Aço, 2014), é também autor, entre muitos outros títulos, de Overkill: A História não Contada dos Motörhead (Publicações A Ferro e Aço, 2015), The Bloody Reign of Slayer, Unleashed – Tool, e co-autor de biografias como My Bloody Roots de Max Cavalera e My Life with Deth de Dave Ellefson.

/fileuploads/LISTA DE AUTORES/_gruponarrativa_josedealencar.jpg

José de Alencar

José de Alencar (José Martiniano de Alencar), advogado, jornalista, político, orador, romancista e teatrólogo, nasceu em Messejana (atual bairro de Fortaleza) a 1 de maio de 1829, e faleceu no Rio de Janeiro a 12 de dezembro de 1877. É o patrono da cadeira n. 23, por escolha de Machado de Assis. A sua obra é da mais alta relevância nas letras brasileiras, não só pela seriedade, ciência e consciência técnica e artesanal com que escreveu, mas também pelas sugestões e soluções que ofereceu, facilitando a tarefa da nacionalização da literatura no Brasil e da consolidação do romance brasileiro, do qual foi o verdadeiro criador. Sendo figura principal nas letras do seu país, foi chamado “o patriarca da literatura brasileira”. A sua imensa obra causa admiração não apenas pela qualidade, como pelo volume, se considerarmos o pouco tempo que José de Alencar pôde dedicar-lhe numa vida curta. Faleceu no Rio de Janeiro, de tuberculose, aos 48 anos de idade.
/fileuploads/LISTA DE AUTORES/_Foto Julieta Aurora Santos.jpg

Julieta Aurora Santos

JULIETA AURORA SANTOS nasceu em Sines, onde começou por ser Animadora Cultural na Câmara Municipal. Foi Sócio-Fundadora do Centro Cultural Emmerico Nunes (1986-1996), na equipa dirigida pelo poeta Al Berto, onde também desempenhou funções de gestão, produção e administração. Em 1986, com Vladimiro Franklin, funda o Teatro do Mar e, em 1997, a Associação Contra-Regra (entidade jurídica do Teatro do Mar) que preside até hoje, e onde assina a autoria e encenação das criações. Tem formação diversificada em teatro, dança, performance, animação sociocultural e produção cultural, a par de um trabalho artístico especializado para o teatro de rua, físico e visual. Obtém o Mestrado de Artes de Rua/Criação para o Espaço Público da Universidade de Lleida/FiraTàrrega, Espanha. Nas artes performativas, trabalha e/ou forma-se, entre outros, com La Fura dels Baus (Espanha), Jon Beedell (Inglaterra), Teatro del Cuerpo (México), Edgar Cortes (EUA), Andreas Poppe (Alemanha), Jorge Sobral Pinto (Portugal), Paulo Lisboa (Brasil), Compagnie Dominic-Houdart (França), Marie-Gabrielle Rotie (Inglaterra), entre outros. Trabalha e colabora em diversos projetos de carácter artístico, cultural e social. É frequentemente convidada para participar como oradora em Conferências, como são exemplo “O Lugar da Cultura”, no CCB, Lisboa - a convite da Secretaria de Estado da Cultura/ Direcção Geral das Artes e no FRESHSTREET - Seminário Europeu para o Desenvolvimento das Artes de Rua, Barcelona, Espanha, a convite do FiraTàrrega e Circostrada, Successful Artist, no Museu do Teatro, em Lisboa.